Iniciando a empresa

O primeiro passo para o empreendedor se formalizar como uma Pessoa Jurídica, ter CNPJ e todos os direitos e deveres de uma empresa, é se cadastrar no sistema do Governo. O portal usado para abrir a empresa é Portal do Empreendedor.

 

Pense com cuidado em qual negócio quer abrir. Se você é MEI, tem a dispensa de alvará. Mas, se a empresa for maior, você precisará ir na Junta comercial de sua cidade e conseguir a licença de funcionamento.

 

É simples, sem burocracia e você, em poucos minutos, já tem o CNPJ. Assim, o empreendedor já pode começar a fazer o planejamento estratégico de sua empresa.

Primeiramente, devemos fazer o plano de negócios da empresa. Defina a atividade principal de sua empresa. Mas atenção: se você for MEI, somente algumas atividades de menos complexidade são permitidas. Veja a lista aqui.

 

Você encontrará uma explicação detalhada neste post sobre como fazer o plano de negócios.

Analise corretamente seu plano de negócios, e aja. Siga a risca o seu planejamento estratégico. Busque financiamento para seu negócio começar, se necessário. Alugue um imóvel e compre os maquinários. Então vá até a Junta Comercial de sua cidade, e consiga o alvará de funcionamento.

 

Tudo vai depender de que tipo de negócio vai abrir. Se for uma empresa virtual, tenha um bom computador e uma conexão de internet que satisfaça a necessidade da empresa.