Coaching e Inteligência Relacional

O profissional de Coach treina e capacita uma pessoa para atingir um objetivo pessoal ou profissional. O Coach é responsável por desenvolver determinado hábito ou comportamento necessário para atingir metas e objetivos.

O Coaching Empresarial (coaching, do inglês: treinamento) é um processo de desenvolvimento humano com objetivo de capacitar colaboradores, com foco na empresa como um todo. Seu foco é  potencializar o desenvolvimento de todos, criar maior engajamento e maximizar os resultados, melhorando a vida empresarial.

O coaching empresarial é aplicado quando sua empresa já estiver em funcionamento. Ele estimula e capacita colaboradores para melhor trabalharem na empresa, com estímulos à superação de impedimentos pessoais, proporcionando autoconhecimento e autoconfiança.

O nome dado ao cliente do Coach (profissional que trabalha com coaching) é Coachee. Este, como cliente, colaborador, deve estar disposto à mudança, seja de comportamento ou pensamento. 

O método de coaching consiste em descobrir o problema, e usar técnicas estratégicas para corrigí-lo. A técnica é fazer uma análise detalhada sobre a causa do obstáculo para eliminá-lo e iniciar uma tomada de decisão.

O planejamento de uma técnica de coaching objetiva à mudança de hábito, identificando a raiz do problema e corrigindo-o.

O coaching aliado à inteligência relacional atua para a formação de líderes e pessoas capazes de se relacionar melhor com outras. Trata tudo que for relação de pessoas. Isso é importante numa empresa que trabalha em equipe.

Relacionamento interpessoal é a capacidade das pessoas em se ajudar, se respeitarem, se comunicarem com eficiência. O profissional que atua na empresa nesta área deve ser um bom comunicador.

Destaque suas habilidades e características que o fazem ser um bom profissional nesta área. Você se comunica bem? É entendido? As pessoas gostam de se comunicar com você? Atitudes otimistas e proativas são essenciais na hora de criar conforto e segurança nas pessoas que estão em contato com você.

Outra maneira de gerar engajamento dentro de sua empresa e fazer com que colaboradores trabalhem melhor é usar a técnica da necessidade. Despertar uma necessidade gera motivação, um impulso interno que leva à ação. Gerar motivação na equipe de colaboradores é guiar sua empresa para o sucesso.