Técnicas de Coaching

O principal objetivo do Coaching é proporcionar o autoconhecimento das pessoas, e, para isso, algumas técnicas devem ser aplicadas. Veja abaixo algumas opções possíveis (de acordo com o perfil do coachee):

Técnica feedback positivo

Técnica simples, que pode ser usada a qualquer momento durante o processo de coaching. O feedback positivo é adequado para valorizar a evolução do coachee, ou seja, conduzir e incentivar o cliente para que ele se tornar mais motivado.

O profissional deve fazer um retorno de forma positiva, elogiando e testemunhando seus pontos fortes. Isso deve ser feito depois de momentos difíceis ou bons, como, por exemplo, após cumprir desafios, de manter o foco, ou de cumprir tarefas passadas pelo coach.

Roda da Vida

Método muito utilizado em processos de Coaching. A Roda da Vida é uma ferramenta de autoconhecimento, que pode ser usada para a carreira e vida pessoal, e tem como finalidade ajudar as pessoas a reconhecerem quais aspectos da vida estão em harmonia, e quais precisam de maior cuidado e atenção.

 

Também conhecida como Roda de Competências, serve para fazer avaliações pessoais.

O gráfico é como mostra a figura a seguir.

 

 

O círculo é fatiado em partes, que representam cada área importante da vida.

A Roda da Vida verifica o índice de satisfação das pessoas em áreas estratégicas de sua vida. Veja as principais:

PESSOAL – disposição, desenvolvimento intelectual, equilíbrio.

PROFISSIONAL – recursos financeiros, realização e propósito.

QUALIDADE DE VIDA – criatividade, hobbies, felicidade, espiritualidade.

RELACIONAMENTO – família, vida social, relacionamento amoroso.

Lembre-se de que todas as áreas da vida estão conectadas. Ao trabalhar um foco específico, os outros campos também serão impactados positivamente.

Técnica feedback CHA

CHA é acrônimo de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. Essa técnica tem como propósito fazer com que uma pessoa entenda que esses três pontos precisam ser trabalhados juntos.

Muitas pessoas conhecem suas próprias qualidades e habilidades, mas se perdem e não sabem o que fazer com elas. O coach deve orientar o indivíduo para que esses pontos fortes se alinhem com suas atitudes, e através delas ele consiga atingir resultados.

Portanto, não adianta ter conhecimento e não aplicá-lo, ou ter experiência e não usá-la.

O coach deve fazer perguntas para que o cliente reconheça o seu CHA. Depois, conversa e discuta sobre o que cada qualidade significa, para que ele dê um sentido mais amplo a sua motivação e a seus objetivos.

Ensaio Dramático

Técnica utilizada quando o coachee necessita de auxílio profissional e está com ansiedade. Por exemplo, uma entrevista de emprego, reunião de negócios, coletiva, ou em qualquer outro evento de sua vida. O método consiste no profissional ensaiar com o coachee esse evento importante.

O ideal é que cada um aja e fale como se tivesse já passando pelo evento. Isso tira a tensão inicial colocada pelo cliente, e alivia o estresse.

Depois de finalizar o ensaio dramático, o profissional e o coachee devem avaliar os pontos fracos e fortes analisados durante a simulação: excessos ou ausência de gestos, o tom certo de voz, a clareza de ideias, o nervosismo, os argumentos, etc.

Técnica patrocínio positivo

Erroneamente confundida com a Técnica do Feedback Positivo, nesta técnica, o profissional oferece uma recompensa pela dedicação ou conquistas do coachee.

Ofereça como recompensa um livro, e-book, balas (se estiver de acordo com o coaching do cliente), etc. Essa pequena recompensa servirá de incentivo para que o coachee continue motivado a evoluir e alcançar seus objetivos.

Ferramenta Meu Livro

Aqui, não apenas a motivação é trabalhada, mas também o autoconhecimento e a tomada de decisões. Este método significa solicitar que o coachee se imagine escrevendo um livro sobre sua própria história. Neste livro hipotético deve conter as questões que envolvem e influenciam a sua condição atual, e também falar sobre sua condição desejada. Ajude seu cliente fazendo as seguintes perguntas:

  1. Qual é o título do seu livro?

  2. Quais os principais capítulos do seu livro?

  3. Qual destes capítulos é o mais marcante?

  4. Quem é o público-alvo do seu livro?

  5. Como as pessoas se sentirão ao ler o livro?

  6. Quem você deseja motivar com esse livro?

  7. Como termina essa história?

Anote as respostas e os detalhes que o coachee comentar, para que ele possa consultar depois.

Ancoragem

Famosa Técnica de Ancoragem tem como principal finalidade despertar emoções positivas nos clientes, para fazê-los recordar de elementos de felicidade com mais frequência.

O coach deve pedir para que seu cliente analise e descreva uma lembrança importante para ele. Dessa forma, o cliente fica mais tranquilo e relaxado, ficando, assim, mais receptível. Então, ancore um gesto qualquer, como um aperto de mãos, de modo que o cliente faça uma ligação da lembrança ao gesto positivo.

“E o que mais?”

Essa técnica é bem simples e envolve toda a capacidade argumentativa do profissional coach em extrair sempre mais de seus clientes. Quando o coachee demonstrar certa dificuldade de argumentação, o coach interfere e faz a pergunta: "E o que mais?", estimulando o cliente a elaborar mais a sua resposta, detalhando seu argumento.